Lugares na América do Sul para Viajar (e se apaixonar)!

Escolher alguns lugares na América do Sul para viajar pode não ser a primeira opção de muitos turistas, mas definitivamente é um erro, afinal, alguns dos destinos mais incríveis do planeta estão nesta região, e eu vou provar agora mesmo para você!

Escolher um dos incríveis lugares da América do Sul pra viajar é ter certeza de viver experiências como nunca vividas antes. Algumas são repletas de boa gastronomia desde sabores locais incríveis até de restaurantes renomados com Estrela Michelin. É conhecer paisagens remotas únicas como nunca vistas antes, com uma beleza que vai te deixar sem palavras - entre salinas, praias paradisíacas, ou montanhas nevadas. E ainda é conhecer uma cultura e hospitalidade que só existe na América do Sul.

A listinha que vou colocar aqui estão em países fora o Brasil - que é claro que também oferece experiências incríveis, mas vai ficar para um post a parte. E todos estes lugares da América do Sul para viajar possuem expedições e viagens que a Descubra Sua Viagem consegue oferecer de forma completa e confortável para você apenas curtir e desfrutar! Você pode entender desde já ao me chamar no Whatsapp 11 98340-4753 para começarmos os planos para estas vivências que são demais!

Sem mais demora, vamos descobrir os destinos?

montanhas secas de diversos tons alaranjados

Crédito: Canva

1. Salta e Jujuy - Argentina Andina

Salta e Jujuy têm paisagens deslumbrantes de montanhas de muitas cores, cultura icônica e perfeito para quem gosta da mescla de aventura, história e claro, bons vinhos também! O Sitio Arqueológico Quilmes: Uma impressionante ruína pré Inca; a Ruta 40, a mais famosa estrada argentina e nesta altura, com diversas vinícolas interessantes; e os Vulcões de El Peñon, assim como Cerro de 14 Colores são alguns passeios que impressionam para e que valem ser conhecidos na região que tem muito mais.

Há voos diretos em alguns períodos do ano de São Paulo, como até setembro, ou via Buenos Aires nos demais meses, e as melhores épocas de ir são de fevereiro a maio e de agosto a novembro.

2. Colônia del Sacramento e Carmelo - Uruguai

Colônia e Carmelo são dois destinos que fazem uma ótima dobradinha para viajar devagar e curtir boas estadias com enoturismo, e rendem ótimas escapadas para uma viagem mais curta de fim de semana ou feriado, e estão na minha listinha de um post específico que fiz sobre o Uruguai aqui do blog também, em especial para casais, mas também para todos que gostam desse tipo de proposta.

Se programar para passar por bonitas paisagens e se hospedar no charmoso Relais & Châteaux Narbona Wine Lodge, em Carmelo e região te permite curtir tudo com algumas atividades que incluem degustação de queijos e vinhos, piquenique em meio aos vinhedos com uma garrafa de vinho, criar seu próprio vinho, fazer cavalgadas ou andar de bike na região, fazer aula de yoga e até curtir passeio pelo rio para ver o pôr do sol.

Tudo isso pode ser feito com um passeio em Colonia del Sacramento, patrimônio histórico da Unesco com vielas lindas, história um lugar para curtir coisas boas vida. 

iguana em cima de pedra na praia

Crédito: Canva

3. Quito e Galápagos - Equador

Galápagos, que é o destino inspiração de Charles Darwin para a Teoria da Evolução, vai além da ciência com passeios incríveis que te dão a chance de ficar cara a cara com iguanas e tartarugas-gigantes em lindas praias. É um dos lugares da América do Sul para viajar mais interessantes e que pouca gente considera. E por que não aproveitar a chegada pela capital Quito para conhecer Patrimônios Culturais e um vulcão e depois partir para Galápagos?

Quito será a porta de entrada e tem uma ótima acomodação que recomendo, o belíssimo e luxuoso Hotel Casa Gangotena, para a chegada, e também para começar a conhecer o país através de alguns patrimônios UNESCO, como a Plaza de la Independencia, Catedral, Palácio Presidencial, Município e Palácio Arzobispal, a Iglesia de La Compañía de Jesús e seu interior dourado e o Monastério de San Francisco, e o Monumento do “Centro do Mundo”, o ponto de Latitude 0 e onde está localizado o Museu Etnográfico. Vale também fazer um bate volta ao Vulcão Cotopaxi.

Em seguida seu roteiro voa ao arquipélago de Galápagos, para visitar El Manzanillo, uma Reserva das Tartarugas Gigantes, Tortuga Bay e Estação Científica de Charles Darwin (praia de areia branca é uma das mais bonitas do arquipélago), ideal para praticar kayak e snorkel.

Ainda vale conhecer se possível com a autorização e regulamentação do Parque Nacional de Galápagos uma das demais ilhas: Ilhas North Seymour, South Plaza, Santa Fe ou Bartolome.
 

4. Torres del Paine - Chile

Destino que ilustra a foto de capa do post que promete tudo! Torres del Paine é um dos parques nacionais da Patagônia Chilena mais bonitos para se conhecer na vida, e que conta tanto com trekkings mais pesados - como um dia inteiro até a base das torres, mas também com passeios mais leves dentro de seus diversos circuitos, sendo possível se hospedar com tudo organizado e incluso dentro do próprio parque.

Neste caso é possível fazer uma linda navegação pelo Lago Grey até a parede frontal do Glaciar Grey, fazer uma rota de carro com várias paradas em mirantes e atrações como a Laguna Amarga, o Lago Toro e o Salto Grande, e ainda ver muita vida animal e seguir com paisagens deslumbrantes o tempo todo.

 

ruinas incas da cidade de machu pichu

Crédito: Canva

5. Lima e Vale Sagrado - Peru

Acho que o Peru dispensa grandes apresentações, afinal, é lar de uma das maravilhas do mundo que ainda persistem atualmente e um destino completamente mágico em cultura, história e gastronomia. 

A chega por Lima te permite conhecer um pouco da bonita capital e principalmente desfrutar de ótimas experiências gastronômicas, afinal, a capital é o principal pólo gastronômica da América do Sul, com excelentes restaurantes estrelados. É claro que não dá pra não provar ao menos um tradicional ceviche peruano.

E depois você irá seguir para a base em Cuzco e descobrir os mais incríveis lugares da civilização inca, como o Sítio Moray, e claro, Machu Pichu. Uma viagem que precisa ser feita pelo menos uma vez na vida!

6. Cartagena - Colômbia

Quem gosta de sol e mar, cultura e história mescladas a um destino bonito, colorido e com toque de Caribe definitivamente vai amar Cartagena das Índias.

Cartagena tem ruelas gostosas pra bater perna, bonitos mirantes e belíssimas construções históricas de igrejas, antigos palácios, e ainda a chance de você se hospedar em um deles - recomendo o Sofitel Cartagena que é uma ótima estadia. E a partir dela, é possível curtir algumas das lindas praias da Colômbia, que são maravilhosas!

salar de paisagem infinita com céu azul

Crédito: Canva

7. Salar do Uyuni - Bolívia

Cactos gigantes, vista de um vulcão, múmias pukara... além de esculturas e um dos mais incríveis desertos de Sal do mundo, que também foi o primeiro a ter um Hotel de Sal. Isso é a Salar de Uyuni, e está aqui pertinho, na vizinha Bolívia, uma super pedida de férias bem diferentes e icônicas!

Um roteiro exclusivo nesta região do salar tem a possibilidade de conhecer também a Rota das Lagunas, e que tem "apenas" Gêiseres incríveis no caminho.

Dá pra fazer mesmo em um período curto de viagem, como em um feriado, já que há roteiros super bacanas com apenas 3 dias.

Dica bônus: quem desejar pode ver as paisagens na época de chuva, onde o reflexo do céu se espalha pelo Salar deve se programar para ir de Janeiro a Março. Mas... é claro que depois disso a época seca também é lindíssima.
 

8. Deserto do Atacama - Chile

O Atacama é um queridinho da Descubra Sua Viagem. Desfrutar de lagoas termais, gêiseres, turismo astronômico com um dos "melhores céus" para ver estrelas do mundo e muitas outras descobertas te esperarm ao norte do Chile.

E sim, se desejar fazer junto com o Salar do Uyuni que mencionei acima em uma viagem para os dois destinos é super possível também. 

A imensidão deste destino é única, e o legal é que você pode escolher passeios que são mais interessantes para seu perfil na região, e mesmo assim desfrutar de muito conforto nas experiências Full Inclusive que também já mencionei aqui no blog - inclusive de outros destinos que citei neste post também.

vinhedos com montanha nevada ao fundo

Crédito: Canva

9. Mendoza - Argentina

Mendoza é mais uma pedida super legal inclusive com a família, já que atualmente o destino já está preparado para atender inclusive quem vai com crianças com programações para todas as idades nas vinícolas.

Eu já estive também na região e foi uma experiência muito bacana - já tem as dicas detalhes aqui no blog, e vale demais conhecer seus charmosos vales e visitas incríveis das vinícolas - com degustações especiais.

São quase 200 vinícolas possíveis de serem visitadas nas regiões de Maipú, Luján de Cuyo e no Valle de Uco, e várias com degustação e almoço acompanhado de vinhos em uma delas.

Apenas confira as disponibilidades e quais são mais interessantes para seu perfil, mas aqui pode deixar que te ajudar a escolher as melhores opções também!

10. Punta del Este - Uruguai

Este cantinho especial do litoral uruguaio tem muito charme, hotéis diferenciados, restaurantes pé na areia interessante, e a melhor hora de é no verão onde a cidade ganha vida - e o melhor é que não é difícil chegar, o voo não é longo!

Locais clássicos turísticos que merecem sua visita são a Casapueblo, a escultura na praia La Mano, o Porto de Punta del Este com a visão dos lobos marinhos e a Ponte Ondulada.

Saindo um pouco mais do óbvio, principalmente para apreciar arte e gastronomia, algumas opções para conhecer tanto local como seus arredores são o Museo Rallí, o Farol de José Ignácio, o Skyspace Ta Khut, a Fundacion Pablo Atchugarry e a Degustação na Premiada Bogeda Garzón, além de curtir um bom beach club a beira mar.

Vale a pena aproveitar uma hospedagem diferenciada, como a Estância Vik José Ignácio e o Hotel Fasano Las Piedras - lembrando que se você falar comigo no Whatsapp 11 98340-4753  consigo benefícios especiais para você!

lago com cidade e montanhas nevadas ao fundo

Crédito: Canva

11. El Calafate e Ushuaia - Argentina

Pensando em fugir das altas temperaturas no início do ano e viver algo único? Pois a temporada de verão na Patagônia Argentina para conhecer o Glaciar Perito Moreno, o Canal Beagle, e muitas outras paisagens impressionantes de El Calafate e Ushuaia, é o melhor momento para fazer um roteiro na região, e nesta época, é possível fazer mais atividades que ficam fechadas pelo frio muito mais intenso e pela própria segurança em outros momentos do ano.

Minha sugestão é fazer um roteiro de cerca de 06 noites em Ushuaia e El Calafate, sendo 3 noites em Ushuaia e 3 noites em El Calafate;

Estando lá, é possível conhecer as regiões das cidades, que possuem algumas estadias bem bacanas com vistas lindas (e quentinhas por dentro), saborear algumas boas carnes e doces com doce de leite, além de um bom chocolate quente, e se preparar para desbrava locais incríveis, como Parque Nacional Tierra del Fuego, fazer o Passeio (navegação) ao tradicional Canal Beagle, viajar no Trem do Fim do Mundo em Ushuai; e se surpreender com o glaciar Perito Moreno, que tem um passeio chamado "Glaciares Gourmet", uma navegação para visitar três geleiras com almoço a bordo, bem interessante.

Vários destes locais podem ser visitados com guias em português e de forma privativa se preferir!

12. Ilha de Páscoa - Chile

Um destino super interessante e diferente com um grande mistério, mas também de paisagens incríveis: o que você sabe sobre a Ilha de Páscoa, Chile?

E ela se tornou mais acessível com a adição de voos diários a partir da capital Santiago, apenas uma conexão saindo do Brasil via São Paulo ou até mesmo algumas outras capitais. 

Com seus impressionantes Moai, é considerada o patrimônio mais remoto e fascinante do mundo. É possível fazer excursões privativas para conhecer os Moai até crateras incríveis, trilhas imersivas pela natureza e cavernas labirínticas com todo suporte e conforto, e se surpreender com praias bonitas e diferentes também.

O que achou das ideias? Os destinos são incríveis e tenho certeza que se você optar por um destes lugares na América do Sul para viajar não vai se arrepender. E confira mais dicas sempre nos acompanhando no instagram que é um prazer conversar sempre!

*** Esse texto teve a consultoria de conteúdo da Flávia Sphair - turismóloga, certificada em Marketing de Mídias Sociais e profissional do turismo.***