Conexão no Panamá: Como aproveitar um Stopover na cidade!

Ter uma Conexão no Panamá é super comum para os brasileiros que viajam tanto para o Caribe quanto para os Estados Unidos: que tal aproveitar essa chance e passar um tempo no país?

A cidade do Panamá é o grande hub da Cia Aérea Copa, que tem sido bem procurada por passagens de bom custo benefício de viagens nas Américas.

O bacana dessa conexão no Panamá é que, sem custo adicional, você pode fazer aquela viagem 2 em 1 e aproveitar o Stopover, ou seja, conhecer o destino marcando uma passagem com uma conexão mais longa, de pelo menos 8h, mas inclusive de mais de 24h, o que te permite passear e descobrir um novo destino.

Por isso, este post é justamente para te mostrar como aproveitar melhor esta oportunidade, com dicas para conexões de algumas horas ou mesmo para um tempo a mais, e descobrir esta cidade que é também muito bacana com partes charmosas, boas compras e o famoso Canal do Panamá.

Já adianto que, seja na Conexão como para quaisquer destinos de seu interesse, sempre conte comigo pelo Whatsapp 11 98340-4753 para planejar e te ajudar em suas viagens. Vamos lá?

Antes de desembarcar ou mesmo marcar suas passagens

> A documentação precisa estar em ordem, com passaporte com validade mínima de 6 meses e ter Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para apresentar as autoridades.

> Você pode verificar as possibilidades tanto para ida, quanto para a volta, ou mesmo ambas, considerando seu destino final. O Panamá tem boas opções de compras, e se esse for seu desejo, é melhor então deixar para o retorno. Caso contrário, parar na ida pode ser mais interessante.

> O aeroporto panamenho de Tocumen não é tão próximo do centro da cidade (como é comum pelo mundo), demorando em média de 30-40 minutos para lá chegar.

Calcule esse tempo esse sua conexão no Panamá, assim como o tempo de procedimentos no aeroporto com imigração, redespacho de malas, raio-x e embarque. Algumas horas são necessárias.

> Para ir até a cidade, é sempre mais cômodo contratar um transfer privativo - principalmente se você tiver muitas malas e também queira aproveitar melhor a volta pela cidade - pode haver dificuldades para conseguir um novo transporte por exemplo na área do Canal.

navio fazendo passagem pelo canal do panama

Canal do Panamá: O lugar mais famoso de todo o país. Crédito da imagem - Canva

Ainda assim, é possível tanto usar transporte por aplicativo (Uber ou Cabify) quanto táxi, mas com um detalhe importante: analisar qual táxi você vai usar.

Há táxis premium que são parceiros de hotéis, táxis brancos com preços tabelados, e táxis amarelos que costumam realizar corridas compartilhadas, prática local comum.

O que fazer em sua Conexão no Panamá?

Tenho 3 sugestões que podem ser consideradas, de acordo com o seu tempo na cidade. Você pode ir diretamente para alguma delas e voltar ao aeroporto, ou montar um roteirinho que abranja cada uma delas:

1. Se o seu tempo de conexão não for tão longo, mas de algumas horinhas para dar uma volta, uma opção mais próxima e interessante do aeroporto são as compras no Metromall, que fica a cerca de 15 minutos dele, e ainda possui transfer gratuito que passa a cada 30 minutos em média.

Marcas conhecidas como Puma, Nike, Adidas, Calvin Klein, Nike, Columbia e muitas outras estão presentes, além de ter áreas de entretenimento como cinam, e restaurantes.

Compras no Panamá não são tão vantajosas quanto nos EUA, mas são mais interessantes do que os preços no Brasil, e também uma boa pedida se você estiver retornando de destinos do Caribe.

2. Se o seu Stopover é maior e de pelo menos umas 12h, ou mais com pernoite na cidade, aí o seu roteirinho pode incluir:

> Uma visita ao mirante do Canal do Panamá, onde é possível ver as eclusas em funcionamento e conhecer a sua história. É mais provável de conseguir ver a passagem dos navios no início da manhã ou do meio para o final da tarde, e não no horário de almoço.

> Um tour de compras no Albrook Mall, que é muito completo e dizem ser o maior shopping da America Latina - tanto que até Hotel tem dentro dele!

Marcas clássicas como Lacoste, Tommy Hilfiger, Crocs e muitas outras mesmo estão presentes, mas também marcas regionais que são interessantes e podem ter bons preços.

Com certeza rende muitas horas se quiser conhecer e comprar bastante, por isso não dá pra descuidar se tiver que retornar no mesmo dia ao aeroporto.

O belíssimo Hotel Sofitel no Centro Histórico Casco Viejo. Crédito da imagem - Divulgação

> Conhecer o centro histórico, o Casco Viejo e aproveitar a vibe tranquila entre igrejas e prédios históricos, com vários restaurantes.

Minha dica de ouro é fazer um stopover com pernoite conhecendo primeiro o canal, a voltinha em Casco Viejo, e ter a experiência de se hospedar no Sofitel Legend Casco Viejo. O Hotel é lindo demais e tem decoração clássica aconchegante, mas é novo e tem vistas lindas. Descansar e aproveitar essa oportunidade que pode ser única com certeza vale muito a pena, seja em sua piscina, terraço, restaurante e claro, o próprio quarto.

Agora é só planejar! Que tal aproveitar a Conexão no Panamá e viver tudo isso? Com certeza te ajudo nessa. Converse comigo pelo Whatsapp 11 98340-4753 para você curtir um pouquinho do destino, vai valer a pena!

*** Esse texto teve a consultoria de conteúdo da Flávia Sphair - turismóloga, certificada em Marketing de Mídias Sociais e profissional do turismo.***